Buscar
  • Marcos Avelino

COMO CONTRIBUIR PARA QUE SUA EMPRESA TENHA UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL

Atualizado: Jan 18


Muitos empreendedores ao iniciar ou desenvolver uma empresa, tem ciência da necessidade de inovar nos processos, com o intuito de atender às mudanças decorrentes do comportamento do consumidores, acompanhando as inovações tecnológicas é possível ficar à frente da concorrência no mercado.

Quando o assunto é desenvolvimento da organização, investir é apenas uma das formas de combater a concorrência. Se o objetivo é o crescimento da empresa, é importante se preparar para manter a escalabilidade e não ter prejuízos financeiros, afim de não desqualificar a imagem da empresa.


O QUE É ESCALABILIDADE?


A escalabilidade de um negócio é a capacidade da empresa reagir bem e estar apta para atender conforme as grandes inovações, sem sofrer reflexos negativos no setor operacional ou de gestão do negócio. Esse processo dependerá muito das escolhas realizadas, bem como, é de grande importância entender em qual base o empreendimento é fundado; Isso possibilitará um crescimento, sem sofrer consequências.

Principalmente se os planos são voltados para expandir os negócios, se preparar de maneira adequada, com o objetivo de crescimento seguro e muito bem planejado.

Até mesmo para expandir, é importante se preparar adequadamente. Se o seu negócio não tem os recursos certos e não foi conduzido adequadamente, essa expansão será muito complicada. O que está envolvido nesses itens bem analisados são: as ferramentas utilizadas, os sistemas inclusive o marketing e publicidade, os recursos, precisam estar em sintonia, e muito bem preparados para dar conta das mudanças, além de crescer juntamente com as novas exigências. Ao trabalhar com a mentalidade certa, tendo em vista melhores soluções faz toda diferença.

Essa visão faz com que o crescimento da empresa seja saudável, pois as consequências negativas já foram premeditadas, e seus reflexos que poderiam ocorrer futuramente causando problemas, já não são preocupantes, pois através do processo de escalada, esses foram sanados, antes mesmos de serem refletidos. Ou seja, não se trata apenas sobre ter um bom crescimento, mas sobre manter essa expansão, fazer uso dos recursos ideais e ter atenção à condução da empresa.

Por meio de um modelo de negócio escalável, a tendência é que sua empresa consiga crescer e aumentar os lucros, alcançando mais consumidores e ampliando a produção sem a necessidade de adicionar mais recursos ou custos.

Isso torna a escalada da empresa saudável, uma vez que ela não terá consequências negativas com o desenvolvimento.

Do contrário, seria impossível atender esse aumento de demanda, se a empresa não estiver adaptada a prováveis mudanças futuras.

Um negócio escalável possibilita a certeza que o caminho percorrido, o levará rumo ao sucesso, além de ter muitas possibilidades de encontrar mais capital de investimentos.

Isso significa que, com o tempo e os esforços adequados, as atividades vão crescer sem que esse aumento de demanda seja negativo. Quando o assunto é escalabilidade, é preciso entender para qual tipo e crescimento cada negócio estará voltado, pois depende de uma adequação durante um período de tempo em que a empresa é conduzida.

Sua empresa tem condições de crescer o dobro e continuar atendendo bem ao aumento de clientes e demandas, por exemplo? É sobre isso que a escalabilidade vai tratar: a necessidade de ter um desenvolvimento sustentável de longo prazo.




ESCALABILIDADE HORIZONTAL OU VERTICAL


Esses dois conceitos são importantes quando se trata de escalabilidade: horizontal (out) ou vertical (up). Leia as explicações abaixo e entenda melhor sobre eles!


· Escalabilidade horizontal (out)

No modelo horizontal, as empresas têm como principal meta se tornarem referências absolutas em seus segmentos. Por exemplo, no caso de um

e-commerce, normalmente irá se prender apenas a uma categoria de produtos. A ideia é envolver o máximo possível, para se tornar o maior e melhor dos líderes do comércio online. Assim, a atuação é mais ampla e precisa de mais eficiência, para, então, gerar mais vendas.


· Escalabilidade vertical (up)

A escalabilidade vertical trata de empresas que querem crescer, mas dentro do seu segmento.

Se seu negócio vende vestuário feminino, por exemplo, a proposta pode ser abranger todas as tendências de moda desse tipo.

Assim, há a escalabilidade das atividades para a sua persona, mas isso não representa tirar o foco do mercado principal da marca, mas sim ir em busca de uma extensão maior. O mercado se mantém apenas com uma variação maior de produtos e serviços. Para atingir a escalabilidade, as empresas precisam cumprir com requisitos que as coloquem nesse caminho. São atributos específicos, que normalmente se repetem entre elas e fazem total diferença para que possam sempre expandir, além da forma de faturar.



ADOTE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Uma gestão estratégica das empresas se mostrou extremamente eficaz. Sua proposta principal tem relação direta com a escalabilidade: o crescimento em longo prazo.

Portanto, caso o seu negócio tem essa visão na administração, provavelmente, apto para dar conta do aumento das demandas relacionadas.

O planejamento estratégico é baseado em metas de curto, médio e longo prazo. Conforme estabelecido no planejamento, diferentes departamentos têm objetivos a cumprir, para que, de modo geral, a empresa chegue onde deseja.

O crescimento esperado será alcançado naturalmente e, dentro disso, gestores também pensam em como preparar a operação para seguir o mesmo caminho. Isso garante uma expansão em que os resultados consigam ser, de fato, aproveitados.


TERCEIRIZE CONSIDERANDO QUALIFICAÇÃO E CUSTO


A terceirização é uma excelente forma de ter serviços qualificados na sua empresa por um custo-benefício atraente. E permite a você e seus colaboradores a oportunidade de se concentrarem em tarefas mais estratégicas, e que possuem extrema importância para o desenvolvimento do negócio.

Ao optar pela terceirização de serviços, com a consequente transferência das demandas mais complexas para outras empresas, garantem a permanência de qualificação e o cumprimento de todas elas. Conforme seu negócio escale, a terceirização é capaz de acompanhar esse crescimento.

Por ser um serviço terceirizado, há sempre a possibilidade de ter um aumento de demanda. Naturalmente, quem presta esse serviço estará pronto para se adaptar.

Por mais que gere um custo, é uma prática indispensável para empresas que querem ter recursos prontos para serem potencializados a qualquer momento. A escalabilidade é fundamental! Se você pensa em empreender, é importante começar seu negócio em bases escaláveis.

Contudo, se você já gerencia um setor ou um negócio, essas práticas podem ser adotadas para preparar a companhia para possíveis expansões, sem deixar de atender às novas exigências.


Se você gostou desse conteúdo e deseja se manter atualizado, siga nossas redes sociais.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo