Buscar
  • Marcos Avelino

Como elaborar um planejamento estratégico

Atualizado: Jan 18




Sabe por que o planejamento estratégico pode ser a salvação da sua empresa?


Se você está lendo esse texto, é porque alguma vez passou pela sua cabeça o que é um planejamento estratégico e qual é seu benefício, certo? Longe do conceito de reuniões longas, monótonas, e cansativas, com o propósito de decidir ações, a partir de um objetivo muitas vezes nem tão claro para os participantes.

Na verdade, essa visão é bem diferente, do que realmente é um planejamento estratégico, e seus grandes benefícios para a empresa. Nesse post você vai entender o que é, e quais passos para realizar um excelente planejamento estratégico, e qual importância dessa prática antes mesmo de fazer planos para o próximo ano.

Um planejamento estratégico é entendido como um processo onde será feita uma análise interna e externa na empresa, em conjunto com toda a equipe, com o objetivo de reconhecer a situação atual, além de hábitos, posturas, estratégias, observando se estão de acordo com o mercado atual, tendo como base nas informações coletadas, possibilitando a elaboração de estratégias da organização, bem como planos e ações futuras, definindo como elas podem ser alcançadas com mais eficiência, e clareza. Em outras palavras, funcionará como um GPS. Direcionando cada ação, conforme o planejamento, com o objetivo claro, e muito bem direcionado, conforme o estabelecido pelo empreendedor.

O planejamento estratégico concede vantagens muito além da lucratividade e tomada de decisão. Permitindo transparência, além da definição com clareza de responsabilidades, onde é possível um maior entendimento sobre o negócio e autoanálise. Com esse auxílio, torna possível uma realização de decisões, que refletem na área financeira, área operacional e comercial.


Como elaborar um planejamento estratégico


Antes de iniciar de fato com os planos para o próximo ano, você precisar verificar como está o andamento da sua empresa, para isso vamos aos cincos passos:


1. Diagnóstico da empresa

2. Defina seus objetivos e metas

3. Crie estratégias e ações

4. Crie um cronograma

5. Avalie e revise o planejamento estratégico


A importância de um bom planejamento estratégico é facilitar os processos para que sejam alcançados seus objetivos. Bom planejamento impulsionará diretamente no crescimento do seu negócio.


Passo 1: Diagnóstico da empresa


O primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, esse é o momento de elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para isso, é preciso reunir a equipe de trabalho e levantar as forças e fraquezas internas do negócio.

Analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que impactam a organização.

O diagnóstico é importante para que seja possível entender o contexto em que a empresa está inserida e, assim, as ações mais adequadas para alcançar os objetivos sejam identificadas.


Passo 2: Defina seus objetivos e metas


Agora é hora de colocar no papel onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.

As metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Por isso, pode ser preciso criar uma meta geral e, depois, transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante.

Lembre-se de que o envolvimento de todos é fundamental no planejamento estratégico, por isso, cada departamento deve ter as suas metas.

Um ponto importante aqui é que os objetivos devem ser desafiadores, no entanto, realistas. Então, nada de sonhar muito alto e colocar números impossíveis de serem alcançadas dentro do mercado ou da realidade da empresa.


Passo 3: Crie estratégias e ações


A essa altura, vocês já sabem onde a empresa está, quem ela é e onde ela precisa chegar. Então, está na hora de partir para a ação!

O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.

Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.

Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental elencar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância. Com isso, o que for mais simples ou urgente deve ser realizado primeiro.

Para ajudá-lo, pense em quais ações realmente farão a diferença para conquistar os objetivos e dê preferência a elas.


Passo 4: Crie um cronograma


Tudo que você traçou e planejou até agora precisa estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem claras, defina uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.

Normalmente, esse encontro acontece todas as semanas, assim, é possível falar sobre o que aconteceu na semana anterior e pensar nos próximos passos.


Passo 5: Avalie e revise o planejamento estratégico


Por último e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das ameaças.

Que tal iniciar o quanto antes o planejamento da sua empresa para o próximo ano? Faça pesquisas, conheça o mercado e coloque em prática!


Para lhe auxiliar neste e em outros processos contábeis conte com a Avelino Contabilidade. Temos um atendimento personalizado e diferenciado para seu negócio continue a se desenvolver sempre, de maneira rentável e eficiente. Fale com a gente!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2017  Criado orgulhosamente pelo MBA                                                                                                                                                                                 CRC MG - 116326/O-8