Buscar
  • Deoclides Gomes

DEVO DECLARAR A RENDA AUFERIDA POR MAQUINAS DE CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO?


Existem máquinas de cartão de débito e crédito que podem ser cadastradas em nome da Pessoa física ou Pessoa jurídica. Você sabe dos perigos que envolvem essa escolha no momento de declarar o IR? Caso a opção seja por cadastrar a maquina tanto na PF ou PJ, a responsabilidade recairá sobre ela. Se você possui uma empresa, ou é um microempreendedor individual, e sua maquina é registrada em seu CPF, o recebimento através da máquina de cartão está sendo apontado para Receita Federal como PF e não como PJ. O procedimento mais adequado nesse caso é a realização do carnê leão, lembrando que quando o cadastro for no CPF, o pagamento será de até 27,5% sobre tudo o que vendeu na maquininha, o que de fato é bem pesado para o empreendedor. Caso a maquina esteja cadastrada no CNPJ, não terá nenhum problema, pois se você é microempreendedor individual poderá passar até R$6.750 na maquininha por mês.

O problema que traz um perigo significativo é o que ocorre com muitas pessoas que optam por registrar suas maquininhas de cartão no CPF, que necessariamente precisa ser realizado o carnê leão, e a cobrança de 27,5% ao mês do imposto, bem como o pagamento do INSS. Tendo em vista esses detalhes, resta demonstrado que não vale a pena manter a máquina de cartão registrada em nome da Pessoa física.

Não perca tempo e nem dinheiro, abra sua CNPJ e coloque o registro em nome da Pessoa jurídica, assim poderá ficar tranquilo, e sem contar que não terá risco em declarar o Imposto de Renda de forma errada ou com um valor maior do que o devido.

Se você tem dúvidas em como fazer sua declaração de Imposto de Renda de forma correta, e sabe que não possui total domínio sobre essa prática, conte com nossos profissionais. Optar por um contador com experiência, é uma escolha inteligente, e reduz o risco de erros e o perigo de cair na malha fina, multas e gastos desnecessários ocasionados por erros.


Se deseja se manter atualizado, continue acompanhando nossas redes sociais, serão postados em todos os dias, matérias valiosas com minucias sobre questões importantes relacionadas ao Imposto de Renda 2021. Em caso de dúvidas, entre em contato através dos nossos canais de atendimento.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2017  Criado orgulhosamente pelo MBA                                                                                                                                                                                 CRC MG - 116326/O-8