Buscar
  • Deoclides Gomes

O PIX traz muitas oportunidades para as empresas

Atualizado: Jan 15



Muitas divulgações em redes sociais e outros meios de comunicações voltados para o sistema de pagamento através PIX. Você sabe como funciona, e por que ele foi criado? O PIX é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que vai ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o PIX, as pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

O impacto direto com a chegada do PIX, será na realização de pagamentos e transferências bancárias, não é certo que essa mudança será rápida ou dependerá de anos para se tornar um hábito, pois dependerá da familiaridade de grande parte da população com o sistema do PIX. O tempo dirá qual será a preferência dos consumidores. Hoje é possível perceber que as transações antes realizadas por cartões de débito, já estão sendo substituídas pelo pagamento por PIX, o que traz vantagens para os lojistas, desse modo, implicará na redução de transações, ocasionando uma redução significativa de taxa de manutenção da maquininha. Além disso, o lojista não precisará pagar a porcentagem sobre a venda que geralmente é de 2%, afinal, o PIX é gratuito.

Somente o tempo vai dizer como os consumidores vão preferir pagar suas contas.

Ainda não existe nenhuma ameaça as bandeiras, com relação as vendas no cartão de crédito, a menos que os bancos criem produtos com as mesmas funcionalidades do cartão, proporcionando maiores vantagens para os consumidores e lojistas.

O impacto causado pelo PIX pode ser visto de forma positiva pelas empresas de todos os portes, principalmente naquelas que possuem um grande volume de transações diárias, tanto com relação ao pagamento de contas ou recebimento, pois o sistema é mais rápido e possui um custo baixo, comparado ao DOC, TED, Boleto e até mesmo a maquininha. A tendência é que por causa do PIX, muitas taxas na transação financeira serão esquecidas, fazendo com que a margem de lucro do negócio aumente e melhore em benefício dos consumidores. O PIX vai melhorar a liquidez e garantir mais agilidade e eficiência financeira, isso ajudará muitas empresas a reduzir suas demandas por antecipação de recebimento e outras formas de obtenção de crédito.


Se gostou desta matéria e deseja está sempre atualizado, siga-nos em nossas redes sociais.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2017  Criado orgulhosamente pelo MBA                                                                                                                                                                                 CRC MG - 116326/O-8