Buscar
  • Marcos Avelino

Público-alvo: o que você sabe sobre esse assunto?


Hoje vim falar sobre um assunto fundamental para o sucesso do seu negócio. Você sabe como definir o seu público-alvo? Se a resposta foi negativa, será impossível criar um planejamento de marketing de sucesso para seu negócio.

Mas não se preocupe, pois essa é a dúvida de muitos empreendedores. Quer aprender como definir o seu público? Continue a leitura e não tenha os mesmos obstáculos que muitos possuem até hoje.

Primeiro entenda que o público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas que possuem interesse nos benefícios que seu negócio oferece, quando estão alinhadas com o que você entrega e suas expectativas. Esse alinhamento é tão importante que influência até mesmo no momento em que for contratar funcionários. Sabendo o direcionamento do seu negócio, com base nas informações do seus clientes potenciais, suas escolhas se tornam mais assertivas. As ações de marketing deverão ser voltadas para esse público.

Se você deseja encontrar o perfil de pessoas interessadas em sua marca ou negócio, é necessário realizar algumas pesquisas, e cruzar informações que demonstrem ser mais importantes. Durante a busca pelo grupo de interesses em comum, alguns dados podem ser usados como:


idade;

gênero;

formação educacional;

poder aquisitivo;

classe social;

localização;

Hábitos de consumo;


Acredito que após as informações acima, foi possível perceber qual é a importância de definir o público-alvo para obter sucesso da sua empresa. Mas existem alguns pontos importantes que irei destacar como a prospecção de clientes. Não havendo um grupo de interesses definido com clareza, seus vendedores poderão até conseguir alguns contatos, e possíveis dificuldades em fechar negócio.

Para definir seu público-alvo, faça uma pesquisa de mercado, e identifique as necessidades do seu público, é o que você pode oferecer. Assim conseguirá identificar que ele busca e o que você pode oferecer. Através dessas informações será possível identificar qual é a concorrência.

É essencial ter clareza ao definir o público-alvo, para facilitar poderá fazer algumas perguntas, pois elas irão responder algumas características do perfil do consumidor interessado em sua marca ou negócio.


Qual o problema que o seu negócio resolve?


O que o seu negócio faz?


Através dessas respostas, será mais fácil identificar quem são as pessoas interessadas, e qual é o seu diferencial no mercado, bem como quais atributos você irá se destacar com relação a concorrência, pode ser com relação atendimento ou agilidade no serviço.


Qual o perfil de quem se interessa por seu negócio?


Essa é a pergunta principal das pesquisas aqui mencionadas para a definição do público alvo. Porém, ela deverá vir após mencionar sobre o seu produto ou serviço. Entenda que essa estratégia fará com que as pessoas cheguem até a sua marca, valorizando e com grande atração pelo que você oferece. Tenha sempre em mente, quem mais provavelmente pensaria em seu produto como solução.

Empreendedor, saiba que toda empresa precisa passar por esse processo, afim de definir o público-alvo. O sucesso do seu negócio depende de conhecer bem o perfil das pessoas que se interessam por sua marca. Lembre-se de aplicar as dicas com dedicação, os dados coletados ajudarão todos os departamentos a se alinharem melhor.


Gostou desse matéria, siga nossas redes sociais, através do link exposto na Bio, e se mantenha atualizado.

Em caso de dúvidas, entre em contato em nossos canais de atendimento.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2017  Criado orgulhosamente pelo MBA                                                                                                                                                                                 CRC MG - 116326/O-8