Buscar
  • Deoclides Gomes

QUANTO TEMPO UMA EMPRESA PODE FICAR INATIVA LEGALMENTE?


Optar pela inatividade da empresa deve ser uma opção temporária, isso se o empreendedor tenha a intenção de retomar as atividades ou se no momento em que optar pela inatividade, não possua recursos para realizar o fechamento imediato da empresa. Não existe prazo específico que demonstre qual tempo que a empresa poderá ficar inativa, entretanto, é de extrema importância manter em dia o cumprimento de todas as obrigações durante esse período. Entenda que a inadimplência com o cumprimento das obrigações assessórias, geram grandes problemas, em que você e seus sócios terão a responsabilidade legal perante a Receita, Prefeitura e o Estado. Além da possibilidade de ter até o nome protestado em cartório. A AVELINO CONTABILIDADE possui profissionais altamente qualificados, que podem te ajudar esclarecendo suas dúvidas, rastreando todas as dívidas em aberto, e assim encontra melhores alternativas para o fechamento da sua empresa, evitando problemas futuros.


POR QUE FICA INATIVA?


Devido ao excesso de burocracia e o custo para fechamento, muitas empresas permanecem inativas, algumas encerram suas atividades, mas não estão extintas junto aos órgãos competentes, ou seja, continuam constituídas, porém inativas. Nesse entendimento, perceba que existem obrigações legais e continuam sendo exigidas, e devem estar em dia juntos aos órgãos competentes. Um contador contribui muito sendo essencial para a manutenção de uma empresa inativa. Caso o empresário possua condições futuramente de dar continuidade as atividades ou decida pelo encerramento da empresa, também será necessário o auxílio de uma contabilidade eficiente para que todo processo seja executado de forma segura e com responsável. Depois que o empresário tiver condições de optar pela continuação das atividades ou encerramento da empresa, é necessário contar com o serviço de um contador especialista no segmento da sua empresa para que todo o procedimento seja realizado de forma segura e responsável. Os contadores são os responsáveis pelo encerramento da empresa na Receita Federal, Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Prefeitura e outros órgãos de registro empresarial. Vale lembrar que para encerramento total das atividades, a empresa não pode ter nenhuma dívida com o fisco.


QUANTO TEMPO UMA EMPRESA PODE FICAR INATIVA?


Muitas vezes os empresários que optam pela inatividade de suas empresas, acabam esquecendo e deixando de lado, inconscientes do perigo ocasionado pelo acúmulo de dívidas, bem como as penalidades ocasionadas pela inadimplência dessas obrigações que deveriam estar em dia. Com o passar dos anos o acúmulo de débitos continuarão aumentando. Você sabia que esses débitos podem sim, prejudicar até mesmo o CPF do proprietário da empresa? Uma verdadeira bola de neve não para de crescer, e consequentemente se torna cada vez mais difícil conseguir realizar o pagamento de todas as dívidas. O momento pelo qual, os empreendedores passam a ter necessidade cada vez mais de prazo, na tentativa de conseguir quitar os débitos, pois só após a quitação, é possível efetuar o encerramento da empresa inativa. Isso é muito comum, pois alguns empreendedores não tem conhecimento sobre a parte burocrática que envolve todo trâmite de uma empresa inativa. Por não existir prazo específico estabelecendo o tempo determinando em que a empresa pode ficar inativa, é de extrema importância o cumprimento de todas as obrigações durante esse tempo de inatividade. Caso contrário, havendo sócios na empresa, todos terão responsabilidade recíproca e proporcional legalmente perante a Receita, Prefeitura e o Estado, podendo ter o nome protestado no cartório. Se você deseja realmente fechar sua empresa, o ideal é buscar de forma rápida e legal, sem postergar o processo, ocasionando mais dívidas. É imprescindível nesse momento contar com o auxílio de uma assessória contábil, para lidar com toda parte burocrática durante todo esse período. A Avelino contabilidade possui contadores especializados em regulamentação e em fechamento de empresas inativas. Não deixe para depois, evite dor de cabeça. Para o esclarecimento de dúvidas, entre em contato através de nossas redes sociais.


UMA EMPRESA ESTÁ INATIVA, DEVE OU NÃO APRESENTAR DECLARAÇÃO AO FISCO?


Sim, mesmo que a empresa não possua nenhum tipo de movimentação, é obrigatória a apresentação de declarações que são: DCTF- Declaração de débitos e créditos tributários Federais, sua finalidade é informar a Receita Federal o que foi pago de impostos como IRPJ, IRRF, ITR, IOF, CSLL, PIS/PASEP, CONFINS, essa declaração deve ser entregue todos os meses; ECF- Escrituração contábil Fiscal, com finalidade de informar as operações que foram usadas para fazer a base de cálculo do IRPJ e CSLL no período anual; Importante ressaltar que todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco, possuem prazo legal para realizar o envio. O atraso do envio, ocorrendo após a data de vencimento, o governo irá aplicar uma multa em dinheiro, muitas vezes com um valor bem superior ao que seria pago a um contador para administrar sua empresa inativa. Diversos empreendedores não se preocupam em formalizar o fechamento das empresas, por conta disso, acreditam que não precisam fazer mais nada, inclusive, dispensam os serviços contábeis entendendo que não tem que lidar com burocracias da empresa, já que não está realizando nenhuma atividade operacional. Essa atitude é a grande causadora de inúmeros problemas, como:


• Incidência de multas;

• A empresa pode ser excluída, ou seja, se futuramente o empreendedor desejar ativá-la, não poderá;

• Problemas no CPF do proprietário, e sócios;


Atenção empreendedores, não deixe cair no esquecimento, afinal, o fisco não esquecerá de mandar a conta, e vai ser muito caro resolver tudo e limpar seu nome ou dos seus sócios na Receita Federal. Conte com as habilidades de um contador especializado no segmento do seu negócio, esclareça suas dúvidas e evite problemas futuros. Para mais informações entre em contato com nossos contadores através do canal de atendimento, é simples e rápido. Se você gostou dessa matéria, e deseja está atualizado, siga nossas redes sociais.

8 visualizações0 comentário